Generic protocol. A prospective cohort study investigating maternal, pregnancy and neonatal outcomes for women and neonates infected with SARS-CoV-2

Financiamento: WHO – World Health Organization

Pesquisadores: Dr. José Guilherme Cecatti

Linha de pesquisa: Mortalidade e Morbidade Materna

Pesquisa associada:

The Adaptation of Generic Social Science Protocols and Preparation for Implementation of COVID-19 Research on SRH. 
Para melhor entender como a infecção pelo Covid-19 durante a gravidez pode impactar nas mulheres e em seus recém-nascidos, a Organização Mundial de Saúde tem desenvolvido um protocolo de pesquisa padronizado de investigação.

O protocolo aborda questões chave de pesquisa, facilitando a coleta e análise de dados e amostras permitindo a comparação e unificação das informações de diferentes locais, ou seja, diversos países e centros podem desenvolver estudos padronizados e com os mesmos parâmetros, tornando-os facilmente comparáveis e gerando conclusões muito mais seguras.

Esse protocolo investiga os desfechos da gestante ou puérpera que foi exposta ao vírus, e as compara com as que não foram
infectadas.

O objetivo é determinar se a infecção pelo SARS-Cov-2 (Covid-19) durante a gestação aumenta o risco para problemas na mulher ou recém-nascido. Além disso, o estudo poderá quantificar a taxa de transmissão vertical (da mãe para o bebê ainda sem nascer) e pós-natal.

É esperado que os achados deste estudo sejam amplamente divulgados e utilizados para embasar o desenvolvimento de recomendações sobre a vigilância, manejo e aconselhamento de mulheres antes, durante e após a gravidez.

A implementação desse protocolo de estudo irá auxiliar a formar políticas em saúde pública e também futuros protocolos de pesquisa.