Crenças, atitudes e comportamento relacionado a aceitação da vacina da covid-19 em mulheres brasileiras em idade reprodutiva (gestantes e não gestantes) e seus parceiros.

Pesquisador: Dr. Luis Bahamondes

Linha de Pesquisa: Mortalidade e Morbidade Materna

Dados preliminares da literatura indicam que aceitabilidade e desejo da vacina contra a COVD-19 são influenciados por diversos fatores sociodemográficas e obstétricos. No entanto, a maioria dos estudos foram realizados antes ou no início das campanhas de vacinação massiva contra a COVID-19. Igualmente, temos escassa informação relacionada à efetividade e efeitos adversos da vacina, principalmente no grupo de gestantes e puérperas. Também, dados da literatura com dados da aceitabilidade da vacina e fatores associados na população brasileira (mulheres gestantes, não gestantes e seus parceiros) ainda sãos escassos. Deste modo, com o avanço da vacinação universal, e da necessidade de doses adicionais urge a necessidade de avaliar o grau de aceitabilidade e os fatores associados a hesitação na procura da vacinação nestes grupos populacionais.
O principal objetivo deste projeto de investigação é aumentar o conhecimento e a compreensão sobre o grau de aceitabilidade e os fatores associados a hesitação na procura da vacinação nestes grupos populacionais. Os objetivos específicos são:

1) Descrever as características sociodemográficas dos participantes (mulheres em idade reprodutiva e seus parceiros);

2) avaliar a taxa de aceitabilidade da vacina contra a COVID-19 em mulheres gestantes;

3) avaliar a taxa de aceitabilidade da vacina contra a COVID-19 em mulheres não gestantes;

4) mensurar a taxa de aceitabilidade da vacina contra a COVID-19 no grupo de participantes do sexo masculino;

5) avaliar a fonte de informação acessada por mulheres (gestantes e não gestantes) e seus parceiros sobre COVID-19 e vacina contra a COVID-19;

6) explorar os fatores individuais (sociodemográficos, acesso a informação, grau de conhecimento sobre a COVID-19, obstétricos, histórico de vacinação para influenza, histórico de infeção pelo SARS- CoV-2) associados a aceitabilidade da vacina da COVID-19;

7) Explorar os fatores individuais associados ao desejo e aceitabilidade de doses adicionais da vacina da COVID-19.