Pesquisadores CEMICAMP

Luis Bahamondes

Diretor Presidente do CEMICAMP. Professor Titular do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP. Doutor pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1982). Atua na área de Saúde Materno-Infantil, principalmente nos seguintes temas: contracepção, especialmente no tocante a métodos de longa duração (dispositivos intrauterinos e implantes contraceptivos), dor na colocação de contraceptivos intrauterinos, endometriose, gravidez não planejada, densidade mineral óssea e composição corporal.

Aníbal Faúndes

Médico ginecologista e obstetra. Professor Titular do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP (aposentado). Professor Colaborador e Pesquisador Emérito UNICAMP. Pesquisador Sênior CEMICAMP. Trabalha na área de violência contra a mulher e mortalidade materna.

Ilza Monteiro

Médica ginecologista e obstetra. Professora Associada do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP (aposentada). Doutora pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pesquisadora voluntária CEMICAMP.

Pesquisadores Associados ao CEMICAMP

Maria Yolanda Makuch

Graduada em Psicologia pela Universidad Católica de Córdoba (1971), especializou-se em Psicologia Clínica pela Universidad Nacional de Córdoba (1989) na Argentina, mestrado em Saúde Mental (1996) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2001). Professora colaboradora do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP. Pesquisadora Associada CEMICAMP.

Maria José Duartes Osis

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1989), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001).  Professora adjunta na Faculdade de Medicina de Jundiaí no Departamento de Saúde Coletiva; professora colaboradora voluntária do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP, e professora da Faculdade Teológica Batista de Campinas. Pesquisadora Associada CEMICAMP.

Alessandra Peloggia

Médica ginecologista especialista em endometriose. Diretora Médica Responsável do Centro de Atendimento Médico Ltda (CEAME).  Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Área de pesquisa: Anticoncepção e Endometriose. Colaboradora e Pesquisadora Associada CEMICAMP.

Jéssica Mayra Ferreira

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo – USP (2009). Doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP (2018 – bolsista CAPES 2014-2018). Pesquisadora Associada CEMICAMP.

Pesquisadores Docentes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

José Guilherme Cecatti

Atualmente é Professor Titular de Obstetrícia da Universidade Estadual de Campinas. Sua principal atividade na pós-graduação é o ensino de epidemiologia aplicada à investigação clínica na área de saúde materna e reprodutiva, bem como na orientação e implementação de projetos de pesquisa epidemiológica nessas mesmas áreas. Envolvido com o estudo de morbidade materna grave e com o desenvolvimento do conceito e critério de “near miss” materno junto com a Organização Mundial da Saúde.

Luiz Francisco Cintra Baccaro

Professor Livre Docente do Departamento de Tocoginecologia da FCM-UNICAMP. Diretor da Divisão de Apoio à Assistência e à Pesquisa (DAAP) e Vice-Diretor Clínico do Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti – CAISM-UNICAMP. Sua linha de pesquisa é epidemiologia, diagnóstico e tratamento da infertilidade e endocrinopatias relacionadas; repercussões clínicas, psicossociais e terapêuticas do climatério;  fisiologia, patologia e epidemiologia das condições obstétricas, perinatais e do ciclo-gravídico-puerperal.

Maria Laura Costa do Nascimento

Professora Livre Docente do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP. Realizou pós-doutorado no exterior (2014-2016), na Washington University, em Saint Louis (Missouri-EUA). Faz parte da Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez (RBEHG). Sua linha de pesquisa inclui morbidade materna, pré-eclâmpsia, biologia placentária e infecções na gestação.

Arlete S. Fernandes 

Livre Docente, Professora Associada do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP.  Suas linhas de pesquisa são: métodos contraceptivos e metabolismo e violência contra a mulher.

Rodolfo Pacagnella

Professor Associado Departamento de Tocoginecologia da FCM-UNICAMP. Tem experiência na área de Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Doutor em Tocoginecologia pela UNICAMP. Atualmente é Presidente da Comissão Nacional de Especialidade de Mortalidade Materna da FEBRASGO, e responde pela Coordenação da Comissão de Extensão Universitária da FCM-UNICAMP.

Profissionais de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Karla Simônia de Pádua

Profissional de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, exercendo suas atividades no CEMICAMP. Doutora em Ciências da Saúde, pelo Programa de Pós-graduação de Tocoginecologia FCM-UNICAMP. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva. Áreas de interesse: violência contra as mulheres; saúde sexual e reprodutiva, saúde materna e neonatal; cesárea, fertilidade: anticoncepção e infertilidade; aspectos éticos em pesquisa científica; métodos e técnicas de pesquisas. Experiência com desenvolvimento de pesquisas com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa.

Silvana Ferreira Bento

Profissional de pesquisa na Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, exercendo suas atividades no CEMICAMP. Doutorado (2010) na área de Ciências da Saúde pela UNICAMP. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FCM-UNICAMP. Possui experiência em pesquisas utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa. Atuando nas seguintes linhas de pesquisa: planejamento familiar, anticoncepção, aborto, prematuridade e mortalidade.