Afinal, o que é Diu?

DIU é a forma como chamamos os Dispositivos Intra­uterinas, eles têm esse nome, pois ficam dentro do útero. Atualmente temos dois tipos disponíveis em nosso Ambulatório: DIU Mirena e DIU Cobre.

Para que servem estes dispositivos?

Bem, tanto o DIU Cobre como o Mirena, evitam a gravidez. Além disso, o Mirena tem ainda a possibili­dade de tratar mulheres que sangram muito durante a menstruação ou sangram fora do período menstrual e também aquelas que têm cólicas aumentadas.

Como o Mirena evita a gravidez?

O Mirena possui um tipo de hormônio sintético que terá ação local, estimulan­do que o muco do colo uterino fique es­pesso, e também atua dificultando que os espermatozoides cheguem até o óvulo.

“Então é por isso que algumas mulheres usam Mirena para tratar sangramentos aumentados, porque a camada interna do útero fica fina, certo?”

Isso mesmo, no entanto, não temos como prever como cada organismo se adaptará ao Mirena. Há quem apresente sangramentos ou escapes frequentes mesmo usando ele, principalmente enquanto a mulher está no período de adaptação.

Como o Cobre evita a gravidez?

O cobre é um metal que, quando liberado dentro do útero, torna este ambiente inapropriado para os espermatozóides que morrerão em algumas horas. Como não possui hormônios, o ciclo menstrual da mulher ocorrerá normalmente, porém em alguns casos pode aumentar o fluxo menstrual.

O que esperar do período de adaptação?

O período de adaptação varia de mulher para mulher, podendo durar de 3 a 12 meses. Nele pode ocorrer sangramento menstrual irregular, cólicas esporádicas tanto ao uso de Mirena quanto Cobre. No Mirena também pode acontecer um aumento da oleosidade da pele e couro cabeludo, com surgimento de espinhas, aumento da sensibilidade nas mamas.

Na maioria dos casos, estes sintomas são leves e de curta duração. Em caso de sintomas intensos ou persistentes, é necessário consulta médica para avaliação adequada.

Qual a validade dos DIUs?

O DIU Mirena tem proteção contraceptiva por 8 anos (validade reconhecida pela OMS e FDA), e o DIU Cobre tem validade mínima de 10 anos.

OBS: O Cobre falamos em validade mínima, pois mulheres com mais de 35 anos de idade podem ficar com ele até a menopausa, não sendo necessário trocar no 10º ano de uso.

“É verdade que ficam 2 fios do DIU para fora do colo do útero? Esses fios podem ser sentidos durante a relação sexual?”

Sim, os DIUs têm 2 fios que ficam no fundo da vagina, mas só conseguimos vê-los no exame ginecológico e senti-los com o toque manual. Eles possibilitam o profissional de saúde a avaliar se o DIU está dentro do útero e também servem para retirar o DIU quando necessário. Estes fios são finos e flexíveis, e normalmente passam desapercebidos, mas o parceiro eventualmente pode senti-los durante a relação sexual, o que não causa nenhum dano. Os fios podem ser aparados se necessário.

DIUs são seguros?

Veja, nenhum método contraceptivo é 100% seguro, mas os DIUs estão entre os métodos mais seguros. A segurança dos DIUs é comparável com a da Laqueadura. 

Também é importante lembrar que os únicos métodos contraceptivos que evitam a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são os preservativos (camisinhas).

Como vou saber se está tudo bem com o meu DIU e que ele está dentro do útero?

O DIU deve ser avaliado após 40-60 dias e em consultas de rotina anuais por um profissional da saúde capacitado, seja no Centro de Saúde, convênio ou assistência particular. 

Posso utilizar absorvente interno com o DIU? E o coletor menstrual?

Sim, absorventes internos podem ser utilizados, bem como os coletores e discos menstruais. Porém é muito importante a retirada com cautela, pois existe a chance dos fios do DIU aderirem ao coletor no momento da retirada.

Após a inserção, como devo fazer meu seguimento ginecológico?

Você fará seu seguimento com seu ginecologista de rotina ou unidade básica de saúde. Sendo a primeira revisão entre 40-60 dias após a inserção e depois anualmente.

O DIU pode se deslocar ou sair sozinho?​ “Eu vou sentir alguma coisa se isso acontecer?”

Esta não é uma situação comum, mas eventualmente o DIU pode se deslocar ou sair sozinho. Fique atenta se o fluxo menstrual aumentar além do que você estiver acostumada, e se sentir cólicas não habituais. Nestes casos é melhor utilizar camisinha até uma avaliação por um profissional de saúde. Lembrando que estes sintomas podem aparecer em algumas mulheres, mas isso não significa que ele está sendo expulso. 

Vou sentir dor para colocar o DIU?

Durante a inserção a mulher pode sentir cólicas que vão diminuindo de intensidade após o procedimento. A tolerância ao desconforto da inserção é individual, mas em geral, o procedimento é bem tolerado pelas mulheres.

Planejamento Familiar – CAISM Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti CAISM – UNICAMP Rua: Vital Brasil, 200 Cidade Universitária “Zeferino Vaz” CEP: 13083-888 – Campinas – SP

(19) 3521-7176 (19) 3521-7642

Clique e acesse o informativo

Clique na imagem e acesse o informativo de DIUs do Planejamento Familiar CAISM – UNICAMP.

Caso queira saber COMO COLOCAR DIU pelo serviço, acesse aqui: Dúvidas Frequentes

Proposta:

Enfa Elaine Ap. Lopes Garcia

Enfa Maria Margarete ldalgo

Enfa Marina Cristina Lorca Villarroel

Enfa Sara Xavier Lima Castro

Enfa Ximena Dei Carmen Espejo Arce

Design:

Enfa Paula da Cunha Pereira

Atualização:

Enfa Paula da Cunha Pereira

Enfa Elaine Ap. Lopes Garcia

Revisão:

Profa. Dra. Cássia Raquel Teatin Juliato

Profa. Dra. llza Maria Urbano Monteiro

Prof. Dr. Luis Bahamondes