Pesquisadores CEMICAMP

Luis Bahamondes

Diretor Presidente do CEMICAMP. Professor Titular do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP. Doutor pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1982). Atua na área de Saúde Materno-Infantil, principalmente nos seguintes temas: contracepção, especialmente no tocante a métodos de longa duração (dispositivos intrauterinos e implantes contraceptivos), dor na colocação de contraceptivos intrauterinos, endometriose, gravidez não planejada, densidade mineral óssea e composição corporal.

Aníbal Faúndes

Médico ginecologista e obstetra. Professor Titular do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP (aposentado). Professor Colaborador e Pesquisador Emérito UNICAMP. Pesquisador Sênior CEMICAMP. Trabalha na área de violência contra a mulher e mortalidade materna.

Ilza Monteiro

Médica ginecologista e obstetra. Professora Associada do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP (aposentada). Doutora pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pesquisadora voluntária CEMICAMP.


Pesquisadores Associados ao CEMICAMP

Maria Yolanda Makuch

Graduada em Psicologia pela Universidad Católica de Córdoba (1971), especializou-se em Psicologia Clínica pela Universidad Nacional de Córdoba (1989) na Argentina, mestrado em Saúde Mental (1996) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2001). Professora colaboradora do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP. Pesquisadora Associada CEMICAMP.

 

Maria José Duartes Osis

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1989), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001).  Professora adjunta na Faculdade de Medicina de Jundiaí no Departamento de Saúde Coletiva; professora colaboradora voluntária do Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP, e professora da Faculdade Teológica Batista de Campinas. Pesquisadora Associada CEMICAMP.

 

Alessandra Peloggia

Médica ginecologista especialista em endometriose. Diretora Médica Responsável do Centro de Atendimento Médico Ltda (CEAME).  Mestrado e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Área de pesquisa: Anticoncepção e Endometriose. Colaboradora e Pesquisadora Associada CEMICAMP.

 

Jéssica Mayra Ferreira

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo – USP (2009). Doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Tocoginecologia FCM-UNICAMP (2018 – bolsista CAPES 2014-2018). Pesquisadora Associada CEMICAMP.

 


Pesquisadores Docentes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

José Guilherme Cecatti

Atualmente é Professor Titular de Obstetrícia da Universidade Estadual de Campinas. Sua principal atividade na pós-graduação é o ensino de epidemiologia aplicada à investigação clínica na área de saúde materna e reprodutiva, bem como na orientação e implementação de projetos de pesquisa epidemiológica nessas mesmas áreas. Envolvido com o estudo de morbidade materna grave e com o desenvolvimento do conceito e critério de “near miss” materno junto com a Organização Mundial da Saúde.

 

Luiz Francisco Cintra Baccaro

Professor Livre Docente do Departamento de Tocoginecologia da FCM/UNICAMP. Diretor da Divisão de Apoio à Assistência e à Pesquisa (DAAP) e Vice-Diretor Clínico do Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti – CAISM/UNICAMP. Graduado em Medicina (2003), Residência Médica em Tocoginecologia (2007), Mestre em Tocoginecologia (2010), Doutor em Ciências da Saúde (2013), pós-doutorado (2014) e Livre Docência (2019) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Produção científica com ênfase em climatério, osteoporose, infertilidade e hemorragias no primeiro trimestre da gravidez.

Maria Laura Costa do Nascimento

Possui graduação em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Mestre em Tocoginecologia, pela Universidade Estadual de Campinas defesa da dissertação em 2008. Doutor em Tocoginecologia tese defendida em 2011. Fez um curso de pós graduação em Genebra, Suíça, em Saúde Reprodutiva da Mulher. Foi médica contratada pela Área de Obstetrícia do CAISM-UNICAM, de 2009 a 2012, quando foi aprovada em concurso público como Docente pelo Departamento de Obstetrícia da mesma Universidade, com título de Livre Docente em 2019. Atua como uma das responsáveis pelo atendimento de pré-natal de alto risco de mulheres com hipertensão, colagenoses e hemoglobinopatias no CAISM-UNICAMP e sua linha de pesquisa abrange o estudo de morbidade materna, hipertensão, infecções (Zika,COVID-19) e biologia placentária. Realizou pós-doutorado no exterior (2014-2016), na Washington University, em Saint Louis (Missouri-EUA)- com estudo da atividade de células apresentadoras de antígeno em placentas de mulheres com e sem pré-eclâmpsia e também resposta de APCs à infecção pelo ZIKA vírus. Após seu retorno, instituiu um Biobanco de placentas no CAISM-Unicamp e tem trabalhado para gerar avanços na pesquisa translacional envolvendo morbidade materna, pré-eclâmpsia e vírus emergentes. É diretora científica da Rede Brasileira de Estudos em Hipertensão na Gravidez (REHG).

Arlete S. Fernandes 

Professora Livre do Docente e atualmente Professora Associada do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com atuação nas Áreas de Anticoncepção e Violência contra a mulher. Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1984), e Residência Médica no Depto de Tocoginecologia da FCM/UNICAMP. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia – TEGO (026/90), Mestrado em Ciências Médicas (1994) e Doutorado em Tocoginecologia pela UNICAMP (1999). Foi docente Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas no período de 1987 a 2003. A partir de 2003 iniciou docência na Universidade Estadual de Campinas. Atuação como docente do curso de pós-graduação em 2007 com orientações de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado nas áreas de Reprodução Humana e de Violência contra a mulher.

 

Rodolfo Pacagnella

Professor Doutor em dedicação exclusiva do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Tem experiência na área de Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade materna, morbidade materna grave (near miss materno), prevenção da prematuridade, sexualidade e saúde sexual e reprodutiva. É doutor em Tocoginecologia pela UNICAMP e possui Mestrado em Saúde coletiva pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). É graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1999) e em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo (1996). Possui residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo HCRP/USP e especialização em Psicoterapia com enfoque em Sexualidade pelo INPASEX – SP. Atualmente é Presidente da Comissão Nacional de Especialidade de Mortalidade Materna da FEBRASGO e responde pela Coordenação da Comissão de Extensão Universitária da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.


Profissionais de Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Karla Simônia de Pádua

Profissional de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, exercendo suas atividades no CEMICAMP. Doutora em Ciências da Saúde, pelo Programa de Pós-graduação de Tocoginecologia FCM-UNICAMP. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva. Áreas de interesse: violência contra as mulheres; saúde sexual e reprodutiva, saúde materna e neonatal; cesárea, fertilidade: anticoncepção e infertilidade; aspectos éticos em pesquisa científica; métodos e técnicas de pesquisas. Experiência com desenvolvimento de pesquisas com abordagem metodológica quantitativa e qualitativa.

Silvana Ferreira Bento

Profissional de pesquisa na Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, exercendo suas atividades no CEMICAMP. Doutorado (2010) na área de Ciências da Saúde pela UNICAMP. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FCM-UNICAMP. Possui experiência em pesquisas utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa. Atuando nas seguintes linhas de pesquisa: planejamento familiar, anticoncepção, aborto, prematuridade e mortalidade.

Equipe Clínica CEMICAMP

Ana Claudia Henrique Marcelino

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Formou-se na residência de Ginecologia e Obstetrícia do CAISM/Universidade Estadual de Campinas (2021). Atualmente Trabalha como médica pesquisadora pelo CEMICAMP/UNICAMP. 

 

Paula da Cunha Pereira

Possui bacharelado e licenciatura em Enfermagem (2012-2017) e mestrado em Saúde (2022) na área de Fisiopatologia Ginecológica pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Enfermeira pesquisadora (RN) e coordenadora de estudo (SC) no Centro de Pesquisa em Saúde Reprodutiva de Campinas (CEMICAMP). Enfermeira assistente no ambulatório de Planejamento Familiar do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).